domingo, 30 de dezembro de 2018

Gratidão

Final de ano é época de agradecer e de planejar o próximo ano que logo iniciará. 
Comemorando um novo ano

Nos primeiros anos de vida da Ana, o agradecimento não fazia parte do nosso hábito. A nossa mente estava muito confusa, sendo tomada pela insegurança, revolta e o medo. 

Estávamos vivendo situações que não tínhamos planejado, era difícil aceitar tudo o que acontecia com a Ana e, consequentemente, conosco. Aos poucos fomos amadurecendo e aprendendo a lidar com as limitações da Ana. A aceitação foi primordial para tranquilizar um pouco a nossa vida e trazer um pouco de paz para os nossos corações. 
Ana curtindo a praia

Mesmo com a preocupação e incerteza com a saúde da Ana Beatriz, nunca deixamos de comemorar as viradas de ano. Comemorávamos do nosso jeito. Em casa, sempre com a Ana fazendo parte de tudo. Seguíamos o nosso coração e no último final de ano que passamos com a Ana, decidimos que nós três usaríamos camisetas iguais. Escolhemos uma com estampa de bicicletas. A intenção era representar o pensamento de Albert Eistein, que diz que a vida é igual a andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento. 
Última virada de ano com as camisetas com estampa de bicicletas

Depois que passamos a aceitar a situação, de parar de perguntar: por quê conosco?, vimos que o principal sentimento que deveríamos ter era a gratidão. A partir deste momento passamos a agradecer por todas as experiências que vivemos no ano que se encerrava. Agradecíamos pelas alegrias, pelas conquistas e também pelas vitórias de momentos difíceis e delicados. Agradecíamos pelo apoio que recebíamos de nossos familiares, de nossos amigos, dos profissionais da saúde e de pessoas que nem conhecíamos. 
Esperando mais um ano novo

A gratidão é um dos sentimentos mais nobres que devemos cultivar em nosso coração. Quem não exercita a gratidão tende a só olhar o lado ruim das coisas. Mas temos certeza que, por pior que seja o momento que estejamos passando, sempre há algo para agradecer. 

Agradecemos à Ana por tudo que nos ensinou e pelas pessoas que trouxe para a nossa vida. Também agradecemos a você que está nos acompanhando neste blog. E gostaríamos que você continue conosco neste novo ano. 

2 comentários:

  1. Fico emocionada com cada palavra que vcs colocam e suas experiências com a Ana, penso o quanto somos egoístas em reclamar de problemas tão pequenos, enquanto pessoas lutam para viver. Obrigada por compartilhar os momentos de vcs com a Ana e com certeza estaremos acompanhando no próximo ano. Que tenham um feliz r abençoado 2019. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Suzan obrigada pelo carinho. Os retornos são muito importantes para nós e nos motiva a continuar. Ficamos felizes que contínuas conosco. ❤️

    ResponderExcluir